Páginas
▼
segunda-feira, 5 de março de 2012
Salada Caesar Diferente
Chegou o fim de semana e eu prometi para mim mesma que eu ia almoçar salada os dois dias que normalmente são marcados pelo pecado - quando eu como massa ou algo bem calórico. Para me ajudar a cumprir isso, me permiti comer uma salada caesar um tanto diferente, para que o ato de comer as folhas e toda essa coisa natureba se tornasse mais divertido. De caesar mesmo só tem o molho pois o resto eu só mantive o alface e o frango, pois acrescentei mais alguns ingredientes para completar a salada.
Se preparem pois essa salada-caesar-que-não-é-salada-caesar é tão gostosa a ponto de você sentir vontade de recusar um bom macarrão para come-la!
Ingredientes:
2 filés de peito de frango temperados com azeite, alho, cebola e salsinha
Um bom punhado de alface de diversos tipos (eu usei alface roxa, crespa e lisa)
2 rabanetes orgânicos picados em pedaços pequenos
Alguns palmitos desfiados em tiras
1 cenoura orgânica ralada
1/2 pimenta vermelha (chili) picada e sem semente
Pimenta do reino
Sal marinho
Para o molho:
Óleo de oliva
1/2 caixinha de creme de leite
Um bom punhado de queijo parmesão ralado
1 dente de alho triturado
Pimenta do reino
Sal marinho
(P.S.: o molho caesar original vai um filé de anchova triturado, mas eu prefiro esse molho sem o peixe, caso você queira o molho mais parecido com o original é só acrescentar ele na mistura.)
Modo de preparo:
Comece lavando muito bem todos os seus ingredientes para a salada. Separe o alface e vá rasgando-o, com a mão mesmo, em um prato grande em que você irá servir a salada. Rale a cenoura, desfie o palmito, pique o rabanete e a pimenta vermelha. Junte todos esses ingredientes ao alface e misture-os. Reserve.
Comece a fritar os filés de frango em óleo de oliva, pois enquanto eles vão fritando lentamente na frigideira você irá fazer o famoso molho caesar para a salada. Em um pote de geleia, coloque o creme de leite, um punhado bem generoso de queijo parmesão ralado finamente, o dente de alho triturado, pimenta do reino, sal e um bom gole de óleo de oliva - eu gosto sempre de colocar pelo menos a metade da quantidade de creme de leite para o óleo de oliva. Tampe o pote e chacoalhe muito bem - como um chocalho mesmo, aproveite para fazer uma dancinha de vitória em fazer um molho caesar caseiro - para misturar o molho.
Prove o molho para ajustar a quantidade de sal e de óleo de oliva caso precise e então despeje um pouco do molho sobre a salada. Assim que o frango estiver frito, corte-o em tiras e despeje-o sobre a salada e pronto. Você tem uma salada magnífica para servir com um molho diferente do vinagre-nosso-de-todo-dia.
DE-LÍ-CI-A!
Dica: esse molho vai muito bem com praticamente qualquer salada, só procure evitar utiliza-lo em saladas com tomate que fica um pouco estranho.