segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Molho de Limão para Salada


Fiquei alguns dias sem postar aqui mas é por que estou planejando novidades para o blog. Estou percebendo que fazer uma receita todo dia vai me consumir muito tempo que não tenho, ainda mais que tenho uns projetos novos para fazer. Mas enfim,vou tentar manter o blog em um ritmo bom.

Hoje vou postar uma receita de molho de salada bem gostoso, daqueles para incrementar a sua saladinha de sempre. É bom para aquelas pessoas que gostam de usar limão para temperar a salada mas que não sabem dosar e acabam ficando com uma salada extremamente azeda. Fazendo essa receita você não vai errar a mão.

Ah, eu usei limão siciliano por que por um acaso tinha dois sobrando aqui em casa, mas você pode usar o limão normal mesmo, ok? Bora fazer uma salada desintoxicante pessoal!


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Torta de Frango Integral

 
Essa receita de torta de frango é da minha mãe, não sei bem de onde ela tirou mas é deliciosa. Gosto muito de come-la acompanhando uma salada com molho mostarda - estou salivando só de pensar! Caso você seja vegetariano pode trocar o frango por escarola que fica ótimo também.

E se preparem pessoal, nessa receita têm tantas cores e texturas que não consegui me segurar e tirei MUITAS fotos. Espero que gostem e fiquem com vontade de comer! 

Peguem suas facas e se preparem para picar!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pizza de Berinjela

 
Eu sei, já postei tantas receitas de berinjela e vocês não aguentam mais ver esse tipo de comida no meu blog. Mas é o que eu falei, tem berinjela até não poder mais aqui em casa e eu tenho que dar um fim nelas né. Então hoje decidi fazer uma pizza de berinjela.

Para essa receita ridiculamente simples - contanto que você já tenha a Berinjela da Vovó pronta - porém ela tem um pequeno segredo que talvez você não faça na sua pizza normalmente que é um pouco de mostarda. Ah! E caso você não tenha a receita da Vovó para fazer as pizzas, pode utilizar a berinjela do mesmo modo que eu fiz as bruscheta que dá certo, mas nesse caso você não coloca o vinagre, ok?

Vamos a receitinha da preguiça desta semana.

P.S.: Não liguem que no meio das fotos tem algumas pizzas muzzarela que fiz para o Marcelo além das de berinjela.

Ingredientes:
3 massas de mini-pizza pronta (deixo para lançar a receita de massa de pizza mais pra frente)
3 colheres de sobremesa de mostarda dijon (mostar com mel também fica bom)
6 fatias de muzzarela de búfala
Um bom punhado da receita da Berinjela da Vovó
Um punhado de queijo parmesão ralado
Óleo de oliva
Pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo:
Comece pré aquecendo o forno a 180º. Em uma assadeira distribua as massas de mini-pizzas, coloque uma colher de sobremesa em cada uma das pizzinhas e espalhe-a cuidadosamente, regue com um fio de azeite e um pouco de pimenta do reino moida na hora. Logo em seguida coloque 2 fatias de muzzarela de búfala em cada pizzinha. (você pode deixar para colocar a muzzarela por ultimo também para a berinjela não cair conforme você for comendo).





Por cima do queijo coloque um bom punhado da berinjela da vovó em todas as pizzinhas. Complete com um pouco de queijo parmesão ralado por cima. Acerte com mais um fio de óleo de oliva.

Coloque no forno e asse até que a massa da pizza comece a tostar (se você gosta da pizza mal passada pode tirar quando a massa começar a mudar de cor - as da minha foto ficaram um pouco mal passadas).


 
Receita para quem está com preguiça mas não quer comer o pão-de-queijo congelado de sempre (ou a pizza de muzzarela de sempre né Marcelo?). Beijos me liguem!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Penne ao Pesto



Hoje vou postar rápidinho uma receita que vale ouro. É bom para quando você está enjoado de fazer todo santo dia aquele mesmo macarrão com molho vermelho. Penne ao pesto é delicioso e você vai querer comer toda vez - mas se contenha pois o molho é meio pesado para comer muito.

O que eu mais gosto desse macarrão é que ele é muito, muito rápido de fazer. Eu sei que não é sempre que temos pesto em casa, então quando tem, gosto de fazer a festa com este macarrão e também com a receita de Frango ao Pesto que também é fantástico.

Prepara a sua plantinha de manjericão que nessa receita você vai precisar!


Serve 2 pessoas

Ingredientes:
4 punhados generosos de massa penne integral (são dois punhados para cada pessoa)
300g de queijo parmesão ralado
3 colheres de sopa de pesto
Um bom punhado de manjericão fresco
Sal marinho
Pimenta do reino moida na hora
Azeite

Modo de preparo:
Comece cozinhando o penne de acordo com as indicações de seu fabricante em água com sal e azeite. Enquanto o macarrão vai cozinhando, aproveite para ralar o queijo ralado e lavar as folhinhas de manjericão.





 

Assim que o macarrão estiver cozido e escorrido, em uma frigideira grande ligue em fogo médio e coloque um fio de azeite na panela. Quando começar a esquentar, coloque o pesto e deixe por 1 ou 2 mintos esquentando. Acrescente então o queijo ralado - caso o molho fique muito denso, acrescente um pouco de água que ajuda a diluir um pouco. Quando o pesto começar a borbulhar coloque o macarrão na frigideira e misture bem no fogo médio mesmo.





Voilá! A receita rápida e deliciosa! Adoro!

Dica rápida: Esse macarrão fica ótimo com um bom filé de frango assado.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Bruscheta de Berinjela

 
Faz tempo que não posto algo né? Então vamos seguir com a semana da berinjela com uma receita um pouco trabalhosa mas que no final vale muito a pena pois fica uma delicia. As famosas bruschetas são um prato de entrada da colinária italiana que pode ser muito útil para você ir forrando a barriga de seus convidados famintos que não conseguem mais esperar aquele seu jantar caprichado que ainda falta 40min para ficar pronto! Você também pode fazer essas deliciosas bruschetas para uma janta que serve também.

Mas me prometam agora que vocês irão fazer esta receita com o pão correto e não estes que eu usei nas fotos, ok? Anotem, o pão correto é o italiano, que é um pão grande e com a casca um pouco mais dura enquanto o miolo é bem macio. Esse pão é o ideal pois o miolo absorve bem o recheio mas não chega a despedaçar com o caldo do recheio.

Agora chega de blablabla e bora para a ação!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Berinjela da Vovó


 

Hoje vou postar uma receita maravilhosa que minha vó Wilta que ensinou. Ela é bem legal pois você pode fazer no domingo a noite - igual a mim - e depois vai fazendo várias receitas com ela, desde pizzas até colocar na salada, fica tudo muito gostoso.

Inclusive, como agora eu tenho uma bacia gigante desta mistura deliciosa, provavelmente essa semana vai aparecer várias receitas com essas benditas berinjelas.

Bora cozinhar!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Merengue de Morango


Hoje eu peguei pesado e fiz uma receita ridícula de fácil e extremamente engordativa de merengue de morango, que também é conhecido como Eton Mess. Não deixe de fazer essa receita ao menos uma vez na vida para experimentar essa incrível sobremesa.

O bacana dessa receita é que se você for pego desprevenido por um jantar com amigos na sua casa, essa receita tem ingredientes fáceis e é super rápido de fazer e não tem erro, todo mundo vai adorar.

Sempre se lembre de apreciar as sobremesas com moderação!


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Filé de Peito de Frango ao Pesto


 Sabe quando você está afim de comer um filé de peito de frango mas quer sair daquela receita que você SEMPRE faz, grelhadinho na frigideira e que fica todo santo dia com o mesmo gosto. Enjoa né? Então, hoje eu fiquei afim de comer um filé de frango diferente desses que sempre faço. E ai que mestre Jamie Oliver me ajudou novamente - na realidade nessa receita ele usa salmão no lugar do frango, mas nada como se adaptar.

Anotem essa receita por que ela vale ouro. Foi a primeira vez que eu a fiz e gente, devo dizer, me apaixonei. Próxima vez que tiver visita eu vou fazer esse frango com certeza. É lindo, saboroso e definitivamente diferente.

Se prepare para se apaixonar!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Omelete Suflê

 
Hoje eu acordei com vontade de comer ovos mexidos, queria por que queria. Eu adoro colocar no pão e misturar com tomate e algumas folhas. Mas eu pensei que para postar no blog fosse mais bacana fazer uma receita diferente. Por conta disso, folhei alguns dos meus livrinhos para ver receitas novas com ovos e achei esta receita do livro da Rita Lobo (também blogueira) o chamado "Panelinha".

Eu escolhi fazer essa receita por aque achei a foto linda. E de fato o efeito final é muito bonito, mas não diria que é o melhor omelete do mundo não, achei que faltava o gostinho de algo mais e por isso vou passar a receita do jeitinho que eu fiz, mas depois vou colocar algumas observações que eu acrescentaria, ok?

Bora fazer omelete de cinema!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Molho de Mostarda para Saladas



Eu sou daquelas pessoas que acredita que o molho é o que faz toda a diferença em uma salada. Eu posso estar com os melhores ingredientes do mundo no meu prato, se o molho for ruim vai estragar tudo.

Pensando nisso hoje resolvi passar uma receita bem simples e prática de um molho que eu acho delicioso e que pode tirar você daquela mesmisse de vinagre+azeite+sal. Saia dessa! Tenho certeza que na sua cozinha tem muito mais opções para você fazer um molho maravilhoso e o que está te impedindo é a sua criatividade.

Levanta e vai fazer esse molho que, assim que você experimentar, vai te animar a comer salada todo dia de tão gostoso!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cheesecake de Limão


 Pessoal, hoje vou postar uma receita proibida e que vocês têm que me prometer que só irão faze-la 1 vez no mês ou somente quando tiver muitas visitas em casa, por que além de cara ela é daquelas que você não consegue se controlar e só pára de comer quando finalmente acaba. (não adianta me falar que você não vai fazer isso por que eu sei que você vai!).

Chessecake de limão! Ou então torta de limão como eu gosto de chamar. Tortas de limão ficam ótimas com uma calda de frutas vermelhas e por isso eu a sirvo assim, mas se vocês preferirem mais para frente (não agora que estou me empanturrando de cheesecake) eu posto uma receita de torta de limão clássica.

Agora, vai malhar um pouco porque você vai precisar! Mas antes vamos para a cozinha!



domingo, 8 de janeiro de 2012

Carne Assada do Ettore


Olha só! Achei incrível que passou o fim de semana e eu não deixei de fazer umas receitas bacanaspara postar aqui. Ou seja, a minha intenção de me dedicar mais a boas comidas hand made está funcionando.

Hoje vou postar a receita de um amigo da minha mãe, o Ettore, que eu acho fantástica e que se tornou bem recorrente nos nossos domingos em família. É a receita de carne assada de filé mignon. É bem fácil de fazer e não muito rápida, mas é só ter paciência que você irá se deleitar com o incrível sabor desta carne. Fico com água na boca só de lembrar.

Sigam-me os carnivoros!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Carbonara de Abobrinha



Bom, fim de semana chega e agente tem mais tempo para se dedicar a um belo almoço de sábado ou uma ótima sobremesa de domingo! Esquecendo todas as regras de dieta e nos permitindo comer o algo a mais do fim de semana, hoje passo a vocês a receita de um delicioso macarrão à carbonara de abobrinha - já que a abobrinha recheada fez tanto sucesso achei que seria uma boa utilizar novamente estas belezinhas.

Mãos à obra!


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Bolo de Mirtilo do Jamie Oliver

 
Hoje vou postar mais uma receita que aprendi com o grande Jamie Oliver, que foi quem me iniciou nesta vida gastronômica, portanto é bem provavel que várias das receitas dele apareçam por aqui.

Essa é para aproveitar para fazer no fim de semana. É magro, é delicioso, é diferente! O único problema dessa receita é que vai muito mirtilo e frutas vermelhas que normalmente são muito caras aqui no Brasil, mas se dê de presente essa regalia pelo menos uma vez para experiemtnar esta deliciosa receita.

Depois disso você vai até esquecer que existe chocolate! (mentira, essa amnésia dura pouco, mas nada que tire o mérito do melhor bolo-que-não-é-de-chocolate-do-mundo!)


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Salada Mediterranea no Pão Sírio


Hoje eu me empolguei e vai ter duas receitas em uma. A primeira é uma salada mediterrânea que eu aprendi com o meu grande mestre Jamie Oliver, super simples e DELICIOSA - tão deliciosa que você comer com gosto e não tristeza-de-estar-comendo-mato.

A segunda receita é uma evolução dessa salada maravilhosa, pois quando a fome é maior que os olhos, a gente precisa colocar um pão sírio no meio.

Vai vendo só como é fácil!


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Hamburguer de Soja sem Pão


É pessoal, hoje fui pega desprevenida pelo destino. Eu estava com outra receita em mente para fazer e mostrar para vocês, porém, quando cheguei em casa e me deparei com a minha geladeira faltavam muitos ingredientes. É que chegou o momento de repor o estoque de comida aqui em casa e, enquanto a gente não fizer compras vou ter que seguir com receitas mais comuns(ou não).

Por conta disso tive que recorrer aos congelados hoje. Mas prometo fazer bonito nas próximas vezes (isso depois das compras do mês!). Agora que já preparei o psicológico de vocês, bora aprender a fazer comida pronta mas não tão pronta assim: Hamburgão de soja sem pão. Facílimo lanche pra quem quer se destruir em um hamburguer mas que quer se enganar falando que está fazendo dieta.

Vai pra cozinha seu magro!


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Abobrinha Recheada com Linguiça


Vocês acharam que não ia ter receita hoje e já estavam se preparando para me tirar sarro de que eu não tinha cumprido com a minha promessa. Mas cá estou eu pegando vocês no pulo do gato! !

A receita de hoje é daquelas que a sua avó fazia quando você era menor e você odiava por que, afinal, quando se está na casa da vovó você sempre espera por batata frita, bife à milanesa e outras coisas gostosas e não esse prato de... aposentado-quando-come-sozinho-em-casa.

Mas podem se alegrar e confiar: essa vai ser a melhor abobrinha (depois da parmegiana) que você vai comer na vida. Vale a pena! Eu coloquei uns toques que acredito que dão um UP nessa receita.

É isso, confia e vá à luta para o mundo de comidas naturais e gostosas!
 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Bolo de Banana Integral


Como o prometido, ontem foi a apresentação e hoje vamos a primeira receita do blog. Esse bolo é tão, mas tão natural que você nem vai ficar com peso na consciência de comer uns pedaços maiores - para quem está de dieta é ótimo pra disfarçar a vontade de comer doce com algo natural e gostoso.

Então aproveita e bora para a cozinha! 

domingo, 1 de janeiro de 2012

Primeiro dia!

Sempre pensei como eu poderia começar com esse projeto, mas acho que no final não existe forma melhor do que a de simplesmente faze-lo e, cá estou.


Este blog é a criação de uma das minhas várias promessas de começo de ano. A intenção é a de me fazer cozinhar ao menos um prato por dia durante 1 mês. Todo dia vou ter que vir postar uma receita nova com um prato novo. Faço isso para além de desenvolver meus dotes culinários, também me forçar a comer uma comida melhor do que os congelados e comidas prontas, não é? E quem sabe com isso eu também consiga até imagrecer!