sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ovo de Páscoa Caseiro Recheado


Eu sei que a páscoa já foi mas é que eu não podia postar essa receita antes de entregar o ovo de pascoa que fiz especialmente para o meu namorado. Se não iria estragar a surpresa que fiz para ele.

Enfim, fiz este ovo de pásco em formato de coração para ele com chocolate meio amargo e chocolate branco, não tem muito segredo a receita, ela só é trabalhosa. O problema foi o final dela, fiquei com um produto final muito feio e quero que vocês simplesmente esqueçam isso, ok? O que importa foi ver a alegria do Marcelo ao receber o presente. No final eu dou algumas dicas para que com vocês não aconteça o mesmo que aconteceu comigo que o chocolate congelou de mais e esfriou muito rapido também e ai dicou com esse aspecto feio, seco. Vai lendo!

Ingredientes:
2 barras grandes de chocolate meio amargo (175g cada barra)
2 barras grandes de chocolate branco (175g cada barra)
1 forma em formato de coração de plástico (a que eu tenho aqui é propria para fazer ovos de páscoa)
Meia porção de receita de brigadeiro normal

Modo de preparo:
Comece derretendo em banho maria primeiro 1 das barras de chocolate meio amargo e outra de chocolate branco separadamente. Reserve o chocolate derretido (as outras barras você vai derreter mais tarde, calma). Pegue a forminha de ovo de páscoa, no meu caso um coração, e despeje primeiro um tipo de chocolate e depois o outro, a intenção era fazer um ovo marmorizado, então a mistura de cores aqui é a intenção mesmo, faça isso sem medo, quando mais misturar as cores mais bonito fica o aspecto final.



Depois eu fiz tudo conforme era solicitado pela embalagem, onde eu tinha que colocar mais outras duas camadas de forma por cima do chocolate derretido para que ele tomasse forma, mas isso vai variar de acordo com a forminha que você tiver em mãos, por isso não vou detalhar aqui o processo. Só vou lembra-los de que antes de finalizar o chocolate, dê uma batidinha na pia de levep ara soltar as bolhas de ar dentro do chocolate e não ficar com bolinhas.





Enfim, depois de fazer tudo conforme a solicitação da forma, deixei o chocolate na geladeira por praticamente 15min para que pudesse endurecer, enquanto isso comecei a fazer a receita do brigadeiro, com apenas uma pequena ressalva, utilizei o pouquinho de chocolate derretido que havia sobrado e acrescentei no brigadeiro para não disperdiçar o doce dos deus que é o chocolate.

Deixe o brigadeiro esfriando até que ele esteja bem frio (ou em temperatura ambiente), retire o chocolate da geladeira e, com muito cuidado, retire a forma de cima do chocolate agora já endurecido e acrescente o brigadeiro frio.

Derreta agora o resto das barras de chocolate - meio amargo e branco - e depois despeje-os sobre o brigadeiro para fechar o ovo e deixar obrigadeiro como recheio, se você preferir pode deixar sem fechar que vira ovo de colher que também é bem bacana.

Volte com o ovo para a geladeira para que tudo possa tomar forma. Onde eu errei foi nessa etapa, além do meu chocolate não ser muito bom - dê preferência a chocolates importados, principalmente belgas e suiços, pois são os melhores para esse tipo de receita - eu deixei o ovo de páscoa dentro da geladeira por muito - dois dias. Isso por conta de tentar esconder o ovo de páscoa do namoradon, mas enfim, procure não deixar tanto tempo na geladeira, somente o suficiente para o chocolate endurecer - acredito que 30 minutos seja mais que suficiente.


Depois disso coloquei o coração de chocolate de páscoa dentro de uma caixinha com papel de seda branco para decorar.

sábado, 7 de abril de 2012

Beirute Light de Berinjela

 
Ok eu admito, acho que realmente tenho uma tendência a querer cozinhar berinjela. Mas é que nos últimos dias minha avó ficou aqui em casa e ela fez aquela deliciosa receita da berinjela da vovó (sim, a receita é dela) então eu tive que me virar para comer toda aquela berinjela né.

Vamos então para mais uma variação do que se pode fazer - como aquela que mostrei de Pizza de Berinjela - com aquela deliciosa receita de berinjela que é uma especie de beiruje, só que mais light e sem deixar de ser delicioso, além de ter a incrível vantagem de ser rápido, pois depois que você já fez a receita da vovó todo o resto é fácil e simples.

Liguem o forno e bora cozinhar!

Ingredientes:
1 pão sirio integral
Algumas fatias de muzzarela de búfala
Mostarda djon a gosto (pode usar a mostarda normal caso você não tenha essa, mas neste caso acrescente também um pouco de maionese - bem pouco)
Um pouco de mel orgânico
Um bom punhado da receita de Berinjela da Vovó
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Pré aqueça o forno antes de tudo, se você tiver aqueles forninhos elétricos pequenos é melhor e mais rápido. Agora se preparem que é muito rápido o preparo: corte o pão sirio em duas partes (eu corto em duas partes para ter menos carboidrato na receita, mas se preferir pode utilizar dois pães sirios ao invez de cortar um no meio, pois fica bem fininho), tendo agora duas partes de pão sírio, passe uma camada generosa de mostarda djon em uma das partes do pão e logo em seguida deixe cair um fio de mel sobre a mostarda e a espalhe bem com as costas de uma colher. Depois acrescente uma boa colherada da receita da Berinjela da Vovó. Para finalizar coloque algumas fatias da muzzarela de búfala e tampe com a outra metade do pão sirio.



Coloque em uma assadeira o pequeno beirute e coloque para assar no forninho por volta de 10 minutos, ou até quando o queijo já estiver derretido e o pão estiver um pouco queimadinho.


Agora você pode se deliciar com mais uma variação do uso da receita de berinjela! Lembrando que essa berinjela também fica ÓTIMA com salada.

Baixe a versão para impressão da receita aqui.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Frango Crocante com Alho



Como diria Julia Petit "e muito beeeemmmmm..." voltei das férias do blog. Na realidade não foram férias, minha casa estava em reforma (ainda está) e estava tudo uma bagunça, estava sem a minha câmera e com o computador desligado em um dos quartos e, por conta disso, eu não tinha como atualizar este meu querido blog. Mas agora estou de volta e pretendo continuar com força total, ok?

Agora peguem o papel e a caneta e anotem essa receitinha gostosa de filé de frango que sai daquele tradicional e dá um saborzinho a mais na sua comida. Amantes do alho sigam-me que essa receita do Jamie Oliver é boa demais.

Serve duas pessoas

Ingredientes:
2 dentes de alho (o Jamie usa um, mas eu gosto do sabor de alho mais forte, então sintam-se a vontade)
Raspas de meio limão
6 cream crackers (ou bolachas de água e sal)
25g de manteiga
4 ramos de salsa
Sal marinho e pimenta do reino moida na hora
2 colheres de sopa cheias de farinha integral
1 ovo grande, de preferência orgânico ou caipira
2 peitos de frango sem pele
óleo de oliva

Modo de preparo:
Comece triturando as cream crackers. Eu gosto de utilizar o jeito bárbaro de fazer isso que é colocando as bolachas no centro de um pano limpo, dobrando o pano em volta da bolacha e depois esmurrando as bolachas até que virem um pózinho dentro do pano, mas você pode fazer isso utilizando um triturador caso tenha um. Depois de conseguir obter uma espécie de farinha com as bolachas, descasque o alho e o esprema acrescentando a cream cracker triturada, depois junte com mais as raspas do limão, os ramos de salsa bem picadinho, a manteiga, o sal e a pimenta do reino. Misture tudo muito bem com as mãos. O correto nessa parte da receita é utilizar um triturador, mas como em casa eu não tenho esse utencilho, me viro misturando tudo na mão mesmo, não é o ideal, mas fica gostoso.





Pegue uma grande frigideira e comece a esquenta-la em fogo médio para fritar o frango, enquanto isso em um prato coloque a farinha integral. Quebre o ovo em uma pequena tigela e o bata com um garfo - com ose fosse fazer uma omelete - e se prepare para começar a linha de produção.

Pegueo peito de frango e mergulhe-o na farinha até que os dois lados estejam cobertos, depois mergulhe-o no ovo batido e finalmente na massaroca de cream cracker com alho. Precione as migalhas no peito de frango para que grudem bem, cobrindo-os completamente.




Acrescente um bom fio de óleo de oliva na frigideira e frite o peito de frango até ficar bem dourado e crocante.

Pronto! Você tem um franguinho diferente do tradicional sem gosto. É bom para fazer para as crianças que estão enjoadas de comer todo dia a mesma comida não é? E uma delícia.


DICA: Você pode fazer essa receita assada também, quando terminar de bezuntar o filé de frango, coloque-o em uma assadeira, e deixe assando por 15minutos que deve resolver. Também fica ótimo e um pouco mais saudável!