Páginas
▼
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Bolacha de Canela
Chega o final de tarde e ai bate aquela vontade de tomar um café, ou um chá, ou até mesmo um chocolate quente para dar uma relaxada. Nesse caso, nada melhor para acompanhar do que algumas bolachinhas caseiras de canela. Vai muito bem com uma bebida quentinha. Sei que o inverno já passou no Brasil, mas ainda assim vale a pena para qualquer fim de tarde, especialmente domingo.
Essa receita é bem simples, para dar uma encrementada você pode acrescentar algum tipo de amêndoa ou até mesmo chocolate, dê assas a imaginação.
Hora de relaxar!
Ingredintes:
1 xícara de manteiga sem sal derretida
1 xícara de açucar mascavo
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de canela
1 colher de sopa de gengibre em pó
uma pitada de sal
1 ovo grande
1/2 copo de leite
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 xícaras e mais um pouco de farinha de trigo integral
um pouco de açúcar normal e canela para salpicar nas bolachas.
Modo de preparo:
Comece misturando bem em uma tigela grande o açucar mascavo, o fermento, a canela, o gengibre e uma pitada de sal. Em seguida adicione a manteiga derretid (tome cuidado para não adicionar a manteiga muito quente, deixe que ela esfrie um pouco antes de colocar na tigela). Misture bem e agora adicione o estrato de baunilha, o leite e o ovo até formar uma massa não muito consistente.
Então finalmente adicione a farinha e vá misturando aos poucos, você vai notar que vai virar uma massa mais consistente que lembra a de um pão. Deixe a massa na tigela, tampe-a e coloque para descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos.
Coloque o forno para pré-aquecer e assim que a massa terminar de descansar é hora de formar as bolachas. Pegue a massa da tigela e coloque sobre uma área enfarinhada. Faça um formato de tubo com a massa utilizando as duas mãos (igual você fazia quando era criança e brincava de fazer minhoquinha com massinha colorida). Faça de modo que o tubo não fique muito fino para que as bolachas não fiquem tão pequenas. Assim que terminar, corte a massa em aproximadamente 1cm de distancia de cada pedaço.
Em uma forma grande forre com papel manteiga e coloque as bolachas com uma certa distancia uma da outra. até terminar todo o rolo de massa. Em uma tigela pequena, misture 1 colher de sopa de canela com mais 2 colheres de açucar e salpique sobre as bolachas já na forma.
Coloque para assar por volta de 10 minutos ou até que ela estejam mais douradinhas. O interessante aqui é não cozinhar muito para que as bolachas fiquem mais fofinhas do que duras. Então preste atenção no tempo, não asse mais do que 10 minutos.
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Macarrão al Limone
A receita de hoje é tão rápida e fácil que nem tive tempo de tirar muitas fotos do processo para vocês. É uma daquelas receitas que você faz quando só tem macarrão em casa mas não quer fazer o clássico molho de tomate. Para dar uma inovada, nada como um molho al limone. Eu usei macarrão em formato de conchinhas mas fica muito bom em penne esse molho.
Não pisca que vai ser rápido!
Ingredientes:
2 gemas
200g de queijo parmesão ralado
2 limões
1/2 lata de creme de leite
manjericão
2 colheres de sopa de óleo de oliva
500g de massa de macarrão
Pimenta do reino
Sal
Modo de preparo:
Comece preparando a massa de acordo com a indicação do pacote, mas lembre-se na hora que for escorrer a massa, você vai precisar de um pouco da água do cozimento, portanto não jogue tudo fora, ok?
Enquanto a massa cozinha, em uma travessa onde você irá servir o macarrão, acrescente as 2 gemas, o queijo parmesão, o suco e a casca dos limões, o creme de leite, um punhado de manjericão, óleo de oliva, piemnta do reino e sal a gosto. Misture tudo muito bem até que fique homogêneo.
O ideal é quando terminar de fazer essa massa, já sentar para comer fresquinha. Então nesse estágio já chame todo mundo para a mesa.
Quando terminar de cozinhar o macarrão adicione-o ainda quente à mistura e mexa bem para que o calor do macarrão possa cozinhar as gemas, acrescente 1 concha da água do cozimento e continue misturando até que o molho se torne brilhante e cremoso.
domingo, 13 de outubro de 2013
Bolo de Maçã
Esses dias estava com mais de 5kg de maçã em casa e precisava dar um jeito de usa-las todas antes de estragar. Fiz a minha torta de maçã americana, e agora vou postar mais uma receita de maçã para o amantes dessa deliciosa fruta. Como sempre canela, a melhor amiga da canela, vai de acompanhamento.
Se preparem por que o perfume que esse bolo causa na casa é quase tão irresistível quanto o sabor dele. Espero que curtam!
Simples, fácil e rápido.
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Gratinado Expresso de Atum e Ervilha
Certo dia estava em casa com muita fome, nada na geladeira e muita preguiça de ir até o mercado arranjar algo para cozinhar. Nisso acabou nascendo o meu gratinado de atum que basicamente contém o que eu tinha em mãos para cozinhar. Vou assumir que foi um chute essa receita, não sabia se ervilha com atum ficava bom, muito menos com orégano. Sei que testei e o resultado foi um delicioso gratinado improvisado que pretendo fazer muitas outras vezes.
Por isso lembrem-se: listinha de coisas q nunca pode faltar em casa é sal, orégano, atum, leite, azeite e criatividade!
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Torta Americana de Maçã (Apple Pie)
Acredito que desde que assisti Branca de Neve pela primeira vez, sempre quis experimentar aquela torta de maçã. Não aquela torta normal, falo daquela torta que aparece em filmes americanos, ou em desenhos quando a moça deixa a torta na janela para esfriar e o perna-longa vem sendo guiado pelo cheiro até onde a torta está. Em alguns restaurantes você encontra essa torta para vender e me arrisquei experimentar alguns anos atras pela primeira vez. Mas ouso dizer que desde que me mudei para o EUA, e experimentando a real torta que eles fazem por aqui, descobri que aquelas tortas de restaurantes não chegavam aos pés.
Então decidi aprender a fazer essa torta e aperfeiçoa-la com o tempo, foi ai que finalmente fiz minha primeira torta americana de maçã <3 Vou ser sincera com vocês, é uma receita longa, leva tempo para produzir tudo. Escolha para fazer em um fim de semana quando não tem nada para fazer. Eu comecei a cozinhar a minha a 13h e terminei as 18h. Então se prepara, por que ao contrário de todas as outras receitas que postei aqui, essa demora e requer muito da sua paciência.
Mas existe a recompensa por todo esse trabalho, uma torta maravilhosa que vai virar a melhor companhia do seu sorvete de creme. Dá trabalho, mas vale MUITO a pena! Coragem e vai pra cozinha!
Prepara o timer, pegue suas maças e ligue o som por que vai ser uma viagem longa!