terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Molho de Mostarda para Saladas



Eu sou daquelas pessoas que acredita que o molho é o que faz toda a diferença em uma salada. Eu posso estar com os melhores ingredientes do mundo no meu prato, se o molho for ruim vai estragar tudo.

Pensando nisso hoje resolvi passar uma receita bem simples e prática de um molho que eu acho delicioso e que pode tirar você daquela mesmisse de vinagre+azeite+sal. Saia dessa! Tenho certeza que na sua cozinha tem muito mais opções para você fazer um molho maravilhoso e o que está te impedindo é a sua criatividade.

Levanta e vai fazer esse molho que, assim que você experimentar, vai te animar a comer salada todo dia de tão gostoso!




Ingredientes:
Sal marinho
Pimenta do reino moida na hora
Óleo de oliva extra-virgem
Vinagre de vinho branco (pode ser o de maça também)
1 colher de sobremesa de molho de mostarda dijon (nesse caso eu utilizei a mostarda com mel pronta)
1 dente de alho moido


Modo de preparo:
Eu faço essas receitas de molho todas no olhometro então vou falar da quantidade de cada ingrediente pela proporção ok?



Em um pote de geléia coloque a mostarda dijon e o dente d alho e moido, depois adicione o óleo de oliva e o vinagre - utilize a proporção de 1 medida do vinagre para duas 2x essa medida para o óleo de oliva (sempre vai ter o dobro de óleo de oliva com relação ao vinagre). Depois adicione uma pitada de sal com mais uma pitada generosa de pimenta do reino - lembre-se sempre de dar uma olhada se está bom de tempero o molho, se estiver muito azedo acrescente mais mostarda ou se tiver muito oleoso coloque mais vinagre e assim vai. Depois de acrescentar todos os ingredientes, tampe o pote e chaqualhe bem para misturar o molho. Depois é só usufruir de um ótimo molho de mostarda com a sua salada!




Dica: esse molho vai muito bem com parmesão, folhas de alface e tomate!

Um comentário: