domingo, 25 de novembro de 2012

Molho de Tomate Clássico


Sabe, por mais que todo mundo que gosta de cozinhar queira aprender os pratos mais complexos e difíceis para impressionar os outros, acho que estão nos pratos mais simples de do dia-a-dia que conseguimos provar a nossa habilidade na cozinha.

Por conta disso resolvi postar essa receita bem básica de molho de tomate. A partir dessa receita você pode incrementar da maneira que achar melhor colocando bacon, carne moída, azeitona, cogumelo, ou qualquer coisa que você gostar. De qualquer forma, essa é uma daquelas receitas que por ser simples e básica, de tão gostosa, maravilha mais que um molho branco. =]



Ingredientes:
6 tomates maduros
meio pote de molho de tomate
meio copo de água
meia pimenta dedo de moça picada finamente e sem semente
3 dentes de alho
1 cebola
orégano seco
manjericão fresco
Sal marinho
Pimenta do reino
Óleo de oliva

Modo de preparo:
Comece picando a cebola e o alho em pedaços bem pequenos e pique cada tomate em no máximo 6 pedaços, a idéia é que eles não fiquem em pedaços muito pequenos para deixar o molho mais gostoso. Em uma panela grande, coloque um bom fio de óleo de oliva e ligue o fogo no máximo. Acrescente a cebola e o alho e deixe-os dourar.

Assim que estiver dourado, acrescente o tomate picado, junto do molho de tomate e o meio copo de água. Pegue o manjericão fresco e pique-o junto do talo em pedaços pequenos e coloque-o na panela junto de um punhadinho de orégano, pimenta do reino, a pimenta dedo de moça e uma boa pitada de sal. Mexa um pouco e deixe ferver. Nesse estágio pode esquecer a panela no fogo que vai demorar um pouco, então você pode tampar a panela e deixa-la no fogo. Só dê uma mexida nos ingredientes de vez em quando para o tomate não grudar no fundo da panela e se caso perceber que o molho está secando de mais, coloque um pouco mais de água.

Quando você perceber que o tomate já está derretendo, deixe a panela no fogo baixo por mais 30 minutos. Você vai perceber uma cor linda de vermelho tomate, experimente um pouco do molho para saber se está bom de tempero, caso precise, ajuste com um pouco mais de sal ou pimenta.

Nunca deixe de mexer o molho de vez em quando. O bacana desse molho é fazê-lo sem pressa, deixe o molho cozinhar em fogo baixo por pelo menos 40 minutos, quanto mais tempo cozinhando melhor o sabor.




Quando perceber que o tomate já derreteu e se incorporou no molho, tente notar se o molho está muito aguado, pois o ideal é que ele seja um pouco encorpado e não completamente líquido. Caso tenha muita água no molho, destampe a panela para deixar o molho secar um pouco.

Prontinho, esse é o molho básico de tomate que eu aprendi um pouco com o  Jamie Oliver e adaptei em alguns aspectos. Espero que gostem! =]

BAIXE A VERSÃO PARA IMPRESSÃO DA RECEITA AQUI

Um comentário:

  1. I never thought of putting bacon or olives in tomato sauce but gosh it looks great and seems so easy to make! Can't wait to try it!

    ResponderExcluir