terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cheesy Puffs (Não é pão de queijo)


 
Esses dias estava assistindo um programa chamado That's 70's Show onde a mãe de um dos personagens, que sempre aparece cozinhando, estava fazendo uma espécie de quitute para uma festa, o interesse que os personagens mostraram pelo aperitivo me chamou atenção e também por conta do nome, já que adoro qualquer coisa que tenha muito queijo <3

Então busquei na internet mais ou menos como seria a receita desse tal Cheesy Puff para experimentar. Dei uma ajustada de acordo com o meu gosto e cheguei nesse resultado, espero que gostem.



Ingredientes:
8 colheres de sopa de manteiga com sal
1 xícara de água
1 colher de chá de sal
1 xícara de farinha
4 ovos
1 xícara de queijo provolone ralado (usei provolone por ter um gosto mais forte, se preferir pode utilizar muzarella normal ou outro tipo de queijo ou até misturar dois tipos de queijo)
Pimenta-do-reino
Noz moscada ralada
Orégano

Modo de preparo:
Comece derretendo a manteiga junto da água em uma panela antiaderente até que comece a borbulhar, acrescente o sal e misture. Diminua o fogo para médio e acrescente a farinha de uma vez e misture bem até que se transforme em uma massa consistente que lembra um pouco massa de pão.


Tire a panela do fogo e deixe esfriar até uma temperatura morna, lembrando que a massa não pode estar completamente fria. Deixe esfriar até uma temperatura que você consegue encostar na massa sem queimar a sua mão. Agora adicione um ovo de cada vez, sempre misturando bem o ovo adicionado até que ele incorpore à massa para só depois adicionar o próximo.

Você vai notar que a massa vai se tornar mais cremosa ao terminar de adicionar todos os ovos, agora acrescente o queijo, a noz moscada ralada, pimenta-do reino e orégano a gosto. Misture bem.


Pré-aqueça o forno a 200ºC e enquanto isso organize os cheesy puffs em uma assadeira grande e baixa com papel manteiga para não grudar. Faça pequenas porções com uma colher de sobremesa e distribua pela assadeira. Eu não tenoh uma assadeira muito grande e acabei tendo que utilizar 3 assadeiras pequenas para fazer toda a massa. Se quiser, depois que terminar de distribuir as bolinhas coloque um pouco de queijo ralado por cima para enfeitar.

Coloque para assar por volta de 15 minutos ou até que as bolinhas cresçam e fiquem douradas. Preste bem atenção para não queimar já que as bolinhas assam bem rápido. O resultado final lembra muito um pão de queijo assado, mas o gosto é bem diferente e leve. =]



Um comentário: