domingo, 21 de outubro de 2012

Lasanha Clássica

receita de lasanha

Hoje vou postar uma receita que sempre admirei quem conseguia fazer, por ser um prato complicadinho e trabalhoso. Nunca me aventurei a tal coisa, até que no outro fim de semana decidi que iria encarar esse desafio para um encontro em família que iria ter.

Essas fotos foram da minha primeira aventura com uma lasanha, mas depois desta pretendo fazer muitas outras e dos mais variados tipos pois adorei! Por mais trabalhosa que essa receita seja, vale muito a pena pois fica delicioso - e com aprovação de toda a família.



Serve 6-8 pessoas

Ingredientes:

Para o molho vermelho
4 tiras de bacon defumado
2 cebolas médias
2 dentes de alho
2 colheres de chá de orégano seco
600g de carne moída de boi
4 latas (400g cada) de tomates picados (ou então você pode utilizar molha pronto de garrafa que vende no mercado, mas acho mais saboroso trabalhar com pedaços de tomate nesse molho)
Sal marinho
Pimenta-do-reino
Manjericão fresco
Alecrim
Óleo de oliva

Para o Molho Branco
1 litro de leite
1 ramo de salsinha fresca
1 pitada de noz moscada
pimenta-do-reino
1 colher de sopa de manteiga com sal
60g de farinha de trigo
150g de queijo parmesão ralado na hora (não use aqueles de pacotinho pronto pois não fica muito bom)
Sal marinho

Para a Lasanha
350g de folhas de lasanha pré-cozidas (para facilitar)
1  tomate maduro
100g de queijo parmesão ralado
150g de muzzarela fatiada

Modo de preparo:
Fatie o bacon em pedaços pequenos (procurando sempre tirar o máximo de gordura possível), descasque e piquei finamente a cebola e o alho. Em uma panela grande, adicione um bom fio de azeite e coloque o bacon para fritar junto do orégano, cozinhe-o mexendo sempre, até que o bacon fique ligeiramente dourado. Junte a cebola e o alho à panela e procure não deixar a panela parada por muito tempo, se não os ingredientes podem grudar. Quando estiver tudo douradinho, acrescente a carne moída e um pouco de pimenta-do-reino e deixe-a cozinhar até que adquira também um aspecto dourado. Não se esqueça de mexer de vez em quando a panela neste processo, que pode levar cerca de 10 minutos dependendo da panela e do fogão.

receita de lasanha
receita de lasanha

Quando a carne moída estiver douradinha, acrescente as latas de tomate picado, se na panela você perceber algum pedaço muito grande de tomate, tente esmagar com a espátula enquanto mexe os ingredientes. Encha uma das latas de tomate com água filtrada e adicione na panela. Pique um maço de manjericão fresco rudemente e adicione à panela e misture tudo com uma boa pitada de sal. Quando começar a ferver o molho, abaixe para fogo brando com a panela tampada por 45 minutos, sempre mexendo de tempos em tempos para os ingredientes não grudarem no fundo.

receita de lasanha

Quando o molho bolonhesa estiver quase ficando pronto, em outra panela, coloque o leite, a salsinha picada finamente, a noz-moscada e uma boa pitada de pimenta do reino e deixe ferver lentamente em fogo médio. Quando o leite estiver fervendo (perceba que até o leite ferver vai levar um certo tempo, talvez 10 minutos ou mais), em uma terceira panela, derreta a manteiga com a farinha de trigo e vá adicionando com uma concha o leite fervido aos poucos e misturando bem até obter um molho branco espesso - se você achar que o molho não está espesso o suficiente adicione mais um pouco de farinha de trigo, mas sempre tomando cuidado para não virar uma placa dura o molho. Deixe agora o molho branco no fogo médio até que volte a ferver. Nesta etapa é interessante já ir ligando o forno para pré aquecê-lo.

Com o molho branco fervendo, desligue o fogo e acrescente o queijo parmesão ralado e mais um pouco de pimenta do reino e sal a gosto. Misture tudo até obter um molho homogêneo e reserve.

receita de lasanha


Agora vamos a montagem da lasanha. Em uma travessa refratária grande, comece com uma fina camada de molho bolonhesa, depois tampe tudo com uma camada de folhas de lasanha pré-cozida e depois coloque uma camada do molho branco e espalhe-o até cobrir toda a massa, em seguida coloque uma camada de queijo muzzarela e outra de queijo parmesão ralado. Repita esse processo mais uma ou duas vezes, dependendo da sua travessa, finalizando com uma camada de molho bolonhesa e por cima uma camada boa de queijo parmesão ralado. Corte o tomate maduro em rodelas finas e distribua-os por cima da lasanha junto com algumas folhas grandes de manjericão.

receita de lasanha
receita de lasanha
receita de lasanha
receita de lasanha

Coloque finalmente esta belezinha para assar por aproximadamente 45 minutos ou até começar a dourar. E então, depois de muitas panelas sujas, ingredientes picados e horas de forno, sua lasanha está finalmente pronta. Aprecie sem moderação!


Baixe a versão para impressão da receita aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário