segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Tilápia com Limão


Cada um tem a sua receita padrão para temperar o peixe e o frango de todo-o-dia não é mesmo? Essa receita que vou postar hoje é a minha receita padrão para peixes. Funciona com tudo, da tilápia e linguado ao salmão. Claro que alguns temperos ficam mais gostosos com alguns peixes específicos, mas a receita de hoje é sobre aquela receita padrão, aquela receita pra quando você está sem criatividade e tem que fazer aquele peixe que está na geladeira.

Não se engane, apesar de ser uma receita padrão, ela fica uma delícia! Ainda mais dependendo de como você faz o peixe, ele pode ser tanto frito (como eu fiz nessa receita) ou então assado no forno. Ambos ficam deliciosamente encantadores.

Bora lá fazer esses filés de peixe a jato!



Ingredientes:
2 filés de tilápia (ou o peixe que você preferir, eu sou apaixonada por tilápida<3 )
1 Limão (você vai usar tanto as raspas da casca e o suco desse limão)
2 ramos de cebolinha (pode usar salsinha também)
1 dente de alho espremido
Pimenta do reino
Sal
Orégano
Óleo de oliva

Modo de preparo:
Em uma tigela média, coloque um fio generoso de óleo de oliva, as raspas do limão e o suco dele, o alho, a cebolinha picada bem fininha, pimenta do reino, sal e um punhado de orégano. Misture bem com uma colher e então mergulhe os filés no tempero.

Eu gosto de deixar o peixe pegar o gosto do limão por um tempo na geladeira antes de fritá-lo. Então assim que o peixe estiver mergulhado no tempero, deixe ele descansando por volta de 15 a 30 minutos na geladeira e devidamente tampado com plástico filme.


Passado o tempo na geladeira, pegue uma frigideira e frite o peixe. Como no tempero já tem óleo de oliva, não precisa colocar nada na panela pra fritá-lo. Essa parte é bem rápida, frita ambos os lados e quand o peixe estiver bem dourado estará pronto!


Para fazer esse mesmo peixe assado, só mude para, ao invez de coloca-lo em uma frigideira, coloque em uma assadeira forrada com aluminio e asse o filé (o ideal é assar os filés primeiro embrulhados no aluminio e depois de 30 minutos, ou até perceber que o peixe já assou, pode abrir o aluminio e deixar os filés dourarem).

Pequenos prazeres da rotina! <3

Um comentário: