sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Bolacha de Canela


Chega o final de tarde e ai bate aquela vontade de tomar um café, ou um chá, ou até mesmo um chocolate quente para dar uma relaxada. Nesse caso, nada melhor para acompanhar do que algumas bolachinhas caseiras de canela. Vai muito bem com uma bebida quentinha. Sei que o inverno já passou no Brasil, mas ainda assim vale a pena para qualquer fim de tarde, especialmente domingo.

Essa receita é bem simples, para dar uma encrementada você pode acrescentar algum tipo de amêndoa ou até mesmo chocolate, dê assas a imaginação.

Hora de relaxar!

Ingredintes:
1 xícara de manteiga sem sal derretida
1 xícara de açucar mascavo
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de canela
1 colher de sopa de gengibre em pó
uma pitada de sal
1 ovo grande
1/2 copo de leite
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 xícaras e mais um pouco de farinha de trigo integral
um pouco de açúcar normal e canela para salpicar nas bolachas.


Modo de preparo:
Comece misturando bem em uma tigela grande o açucar mascavo, o fermento, a canela, o gengibre e uma pitada de sal. Em seguida adicione a manteiga derretid (tome cuidado para não adicionar a manteiga muito quente, deixe que ela esfrie um pouco antes de colocar na tigela). Misture bem e agora adicione o estrato de baunilha, o leite e o ovo até formar uma massa não muito consistente.

Então finalmente adicione a farinha e vá misturando aos poucos, você vai notar que vai virar uma massa mais consistente que lembra a de um pão. Deixe a massa na tigela, tampe-a e coloque para descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos.


Coloque o forno para pré-aquecer e assim que a massa terminar de descansar é hora de formar as bolachas. Pegue a massa da tigela e coloque sobre uma área enfarinhada. Faça um formato de tubo com a massa utilizando as duas mãos (igual você fazia quando era criança e brincava de fazer minhoquinha com massinha colorida). Faça de modo que o tubo não fique muito fino para que as bolachas não fiquem tão pequenas. Assim que terminar, corte a massa em aproximadamente 1cm de distancia de cada pedaço.

Em uma forma grande forre com papel manteiga e coloque as bolachas com uma certa distancia uma da outra. até terminar todo o rolo de massa. Em uma tigela pequena, misture 1 colher de sopa de canela com mais 2 colheres de açucar e salpique sobre as bolachas já na forma.

Coloque para assar por volta de 10 minutos ou até que ela estejam mais douradinhas. O interessante aqui é não cozinhar muito para que as bolachas fiquem mais fofinhas do que duras. Então preste atenção no tempo, não asse mais do que 10 minutos.

2 comentários:

  1. Que tristeza! Descobri seu blog há pouco e há cada dia testo uma receita. Peninha que vc não deu continuidade. Está tudo perfeito. parabéns! Gostaria muito de encontrar outra página sua ;)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir