domingo, 26 de fevereiro de 2012

Macarrão ao Molho Norma (Pasta alla Norma)

 
Postei anteriormente a minha receita de cookies de chocolate triplo da Nigella e comentei das minhas duas melhores receitas já feitas até agora, uma era a do cookie e a outra vou postar hoje.

Anotem direitinho e guardem com muito carinho, pois essa receita que peguei no livro do Jamie Oliver na Itália, é sem dúvida nenhuma a MELHOR receita que já fiz. Façam vocês mesmos em casa e depois me digam se concordam comigo.

Ingredientes:
2 berinjelas grandes e firmes
óleo de oliva extravirgem
Orégano seco
1 pimenta vermelha (chilli) sem semente e picada
4 dentes dentes de alho descascados e fatiados finamente
1 punhado bem grande de manjericão fresco, talos picados finamente e folhas reservadas
1 colher de chá de um bom vinagre branco (o que eu usei foi de maçã)
1 pote e 1/2 de molho de tomate (600g) de boa qualidade (eu uso um molho que é mais uma polpa de tomate e nele vem azeitonas picadas dentro, que combina muito com essa receita)
Sal marinho
Pimenta do reino
450g de espaguete seco
150g de ricota ou parmesão ralado


Modo de preparo:
Comece preparando as berinjelas, piqueas em quatro pedaços ao comprido, retire as sementes e então, corte cadapedaço da berinjela no sentido do comprimento, em fatias não muito grossas mas também não muito finas. Em uma panela antiaderente grande coloque um fio generoso de óleo de oliva e frite as berinjelas, mas faça isso em duas porções se não você não vai dar conta de olhar todas as berinjelas correndo o risco de queimar algumas.



Acrescente o óleo de oliva conforme for precisando para deixar a beringela oleosa e não sequinha. Mexa os pedaços de berinjela de modo a cobrir com óleo cada pedacinho. Vá virando a berinjela com um par de pinças para que todos os lados da berinjela fique douradinha. Assim que a primeira leva ficar dourada, passe para a próxima até terminar com todos os pedaços fritos, separando os pedaços de berinjela em um prato grande.

No prato em que estão as berinjelas, polvilhe-as com orégano seco e um pouco de sal e dê uma mexida nelas para que todas tenham pelo menos um pouco de orégano.



Agora você irá voltar as berinjelas fritas para a mesma panela grande que estava utilizando no início para frita-las, porém agora você irá começar o molho. Acrescente um pouco mais de óleo de oliva na panela e deixe em fogo médio. Adicione a pimenta vermelha, o alho picado e os talos de manjericão. Misture tudo para que tudo fique cozido igualmente, depois coloque um gole do vinagre branco - não coleque muito se não o gosto marca muito, se você se sentir mais confortável, utilize uma colher de chá para medir a quantidade. Finalize adicionando o molho de tomate à panela, se você achar que o molho está muito denso, acrescente meio copo de água e mude agora o fogo para um brando.





Cozinhe o molho por pelo menos 10 minutos - quanto mais você cozinhar o molho de tomate, mais saboroso ele fica, eu tento sempre cozinhar por pelo menos 20 minutos - mexa de vez em quando e tempere com pimenta do reino moida na hora e sal. Lembre-se de experimentar um pouco do molho para ver se necessita mesmo de sal o seu molho. Pegue metade das folhas de manjericão que você separou para essa receita e adicione à panela para cozinhar no molho.

Enquanto o molho vai cozinhando, pegue outra panela grande e cozinhe o macarrão conforme as instruções do pacote. Assim que a massa estiver pronta, acrescente-a aos poucos à panela com o molho e pronto, seu macarrão alla Norma já está prontinho para comer. Quando servir, coloque as folhas restantes de manjerição sobre o prato de cada um para enfeitar e salpique com ricota despedaçada ou até mesmo queijo parmesão - igual eu fiz na foto.



Procure servir este prato no instante em que estiver pronto, pois ele é uma delícia sem igual quando fresquinho. Aproveite e delicie-se!

2 comentários: