segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Berinjela da Vovó


 

Hoje vou postar uma receita maravilhosa que minha vó Wilta que ensinou. Ela é bem legal pois você pode fazer no domingo a noite - igual a mim - e depois vai fazendo várias receitas com ela, desde pizzas até colocar na salada, fica tudo muito gostoso.

Inclusive, como agora eu tenho uma bacia gigante desta mistura deliciosa, provavelmente essa semana vai aparecer várias receitas com essas benditas berinjelas.

Bora cozinhar!



Serve para a semana inteira em uma casa com 3 pessoas =]


Ingredientes:
3 berinjelas médias
3 pimentões médios (pode ser um de cada cor como eu fiz - um vermelho, um verde e um amarelo)
2 pimentas vermelhas (chili) sem semente e picadas

2 cebolas médias
4 dentes de alho

1  punhado bem generoso de salsinha
Azeitona a gosto - eu colocou um punhadinho de mais ou menos 5 ou 6.

Orégano
Óleo de oliva
Vinagre de maçã
Pimenta do reino moida na hora
Sal marinho

Modo de preparo:
Em uma bacia bem grande vai colocando todos os ingredientes que serão picados. Pique a berinjela em cubos pequenos. Os pimentões, as cebolas, os dentes de alho também em cubos e a pimenta vermelha picada bem miúda. Acrescente também a salsinha picada. Agora é só colocar todos os ingredientes dentro da bacia e ir temperando. Nessa etapa você já pode ir colocando o forno para pre aquece-lo.


 



Lembre-se que esta mistura tem como base o óleo de oliva, então você vai ter que colocar uma quantidade bem considerável. Adicione à bacia então, uma boa dosagem de azeite, mais a metade desta dosagem de vinagre, e finalize com a pimenta do reino e sal marinho e mais uma quantidade boa de orégano. Mexa tudo com as mãos de forma a ficar todos os ingredientes bem misturados.

Em uma assadeira grande, coloque um fio de azeite e então despeje toda a mistura. Acomode todo o conteúdo de forma uniforme e coloque no forno. Você vai ter que assar essa mistura por pelo menos 1h, lembrando que a cada 15min você vai precisar tirar a assadeira do forno para mexer com uma espátula de madeira para desprender a berinjela da assadeira. Se você não fizer isso, a berinjela irá grudar na assadeira e irá queimar.




Então não se esqueça, de 15 em 15 minutos, você irá mexer todo o conteúdo da assadeira para que não grude, isso tudo por 1 hora.

Quando terminar, quarde em um recipiente de vidro com tampa. Você poderá utilizar essa mistura para fazer milhares de coisas como lanches, pizzas, etc. E ela dura bastante tempo na geladeira.



Dê asas a imaginação e cozinhe!

Um comentário:

  1. Realmente essa receita é uma delícia, apesar de ter preparo bem simples. E, para mim, lembra o conforto da minha mãe.

    ResponderExcluir