segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Bolo de Banana Integral


Como o prometido, ontem foi a apresentação e hoje vamos a primeira receita do blog. Esse bolo é tão, mas tão natural que você nem vai ficar com peso na consciência de comer uns pedaços maiores - para quem está de dieta é ótimo pra disfarçar a vontade de comer doce com algo natural e gostoso.

Então aproveita e bora para a cozinha! 


Ingredientes:
1 cacho de banana
1 1/2 xic. de farinha de trigo integral grossa
1 1/2 xic. de farinha de trigo integral fina
1 1/2 xic. de farelo de aveia
1 1/2 xic. de açúcar mascavo
3 ovos
100g de manteiga sem sal (temperatura ambiente) e mais um pouco para untar a forma
1 colher de chá rasa de fermento em pó
Quanto bastar de canela em pó

Modo de preparo:
Unte uma forma redonda de tamanho médio com manteiga e reserve. Aproveite para pré aquecer o forno a 180º.

Corte as bananas pelo comprimento de mais ou menos 1cm de espessura - nem muito grosso e nem muito fina.

Em uma tigela grande misture a farinha, o farelo e a manteiga até que forme uma massa uniforme. Você pode misturar tudo com uma colher de pau ou então, com as mãos limpas, você pode colocar literalmente as mãos na massa que é uma delícia e fica mais fácil de misturar a manteiga. 

Quando obtiver a massa uniforme, acrescente o fermento em pó e misture novamente.



Para montar o bolo na forma você terá que fazer tudo em camadas, na primeira camada coloque a mistura das farinhas. Não se preocupe em deixar tudo retinho pois as camadas irão se sobrepor. Na segunda camada cubra a mistura de farinha com as bananas cortadas de forma que elas fiquem lado a lado e sem deixar espaços grandes de uma para a outra (igual a foto).





Na terceira camada cubra as bananas com um pouco de canela sem exagerar. Logo em seguida cubra a canela com uma camada generosa de açucar mascavo. Repita esses passos até que atinja quase a altura da forma mas lembre-se de sempre terminar com uma camada da mistura de farinha e com bastante açucar mascavo para arrematar por cima.

Como essa massa só vai ingredientes secos, para que o bolo fique unido é preciso utilizar os ovos. Primeiro você vai bater os 3 ovos com um garfo em uma tigela a parte e depois é só despeja-los sobre o bolo já montado. Pode parecer estranho mas confia em mim que vai ficar gostoso! Deixe os ovos em cima da massa e pode colocar no forno por 45min ou até quando o bolo atingir um tom bem dourado.

 No final o resultado é um bolo rústico e delicioso. Além de saudável.


Esse é o Sirius que estava assistindo todo o processo do bolo.

Fotos: Luisa Fachin.

Um comentário:

  1. As fotos estão lindas! Deve ter ficado muiiiiiitoooo gostoso! Vou fazer! Bjs Fabia

    ResponderExcluir