quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Hamburguer de Soja sem Pão


É pessoal, hoje fui pega desprevenida pelo destino. Eu estava com outra receita em mente para fazer e mostrar para vocês, porém, quando cheguei em casa e me deparei com a minha geladeira faltavam muitos ingredientes. É que chegou o momento de repor o estoque de comida aqui em casa e, enquanto a gente não fizer compras vou ter que seguir com receitas mais comuns(ou não).

Por conta disso tive que recorrer aos congelados hoje. Mas prometo fazer bonito nas próximas vezes (isso depois das compras do mês!). Agora que já preparei o psicológico de vocês, bora aprender a fazer comida pronta mas não tão pronta assim: Hamburgão de soja sem pão. Facílimo lanche pra quem quer se destruir em um hamburguer mas que quer se enganar falando que está fazendo dieta.

Vai pra cozinha seu magro!



Serve uma pessoa.

Ingredientes:
1 Hamburguer de Soja Congelado
2 Fatias de muzzarela de búfala (No meu caso eu estava sem queijo então usei parmesão ralado mesmo, mas não façam isso a não ser que você nao tenha outro queijo, pois para que o sabor do parmesão sobresaia no lanche você tem que colocar MUITO e isso deixa o lanche bem calórico)
1 Tomate maduro médio
1/2 pimenta vermelha (chili) sem semente e picada
Algumas folhas de alface crespa
Pimenta do reino moida na hora

Sal marinho
Punhado de manjericão fresco (se não tiver pode usar o seco como eu usei, mas o melhor é fresco)
Punhado de queijo parmesão
Óleo de oliva 
 

Modo de preparo:
Pegue uma frigideira anteaderente e a esquente em fogo alto. Assim que ela esquentar frite o hamburguer de soja com o óleo de oliva em fogo médio para baixo para poder cozinhar dentro do hamburguer. Faça isso dos dois lados do hamburguer, lembrando sempre do primeiro lado ficar menos tempo que o segundo.


Detalhe: eu deixei a panela em fogo alto muito tempo e por isso queimou muito de um dos lados do hamburgueres, tome cuidado com isso ok? deixe em fogo médio para garantir.

Enquanto o hamburguer estiver no fogo, vá picando o tomate em cubinhos de forma aleatória mesmo e a pimenta vermelha também.

Quando o hamburguer estiver dos dois lados bem dourado coloque a muzzarela de búfala em cima do hamburguer e coloque uma tampa de panela (daquelas que tem uma curvatura bem alta para não grudar no queijo) em cima e deixe o fogo bem baixo. Assim com a tampa o vapor fica todo no hamburguer e derrete o queijo mais rápido. Se o seu hamburguer estiver muito passado do ponto quando você colocar o queijo pode acontecer de você queima-lo, nesse caso deixe o fogo desligado com a tampa em cima que o efeito será mais demorado, mas dará no mesmo no final.


Enquanto seu queijo está derretendo, em outra panela pequena, coloque um fio de óleo de oliva em fogo alto. Assim que a panela esquentar jogue o tomate picado com a pimenta vermelha. Acrescente o sal, a pimenta do reino e o manjericão. Mexa para que o tomate não grude na panela e para dar umas tostadinha de todos os lados dos cubinhos.

A essa altura o queijo já derreteu. Desligue o fogo - mas mantenha o fogo do tomate ligado mais um pouquinho. Em um prato coloque as folhas lavadas da alface crespa. Coloque seu hamburguer de soja sobre a alface e, por cima de tudo, coloque seu delicioso tomate. Eu gosto de arrematar e colocar um pouco de queijo parmesão por cima para dar um gostinho a mais.


Olha, pode não ser tão bom quanto a abobrinha recheada, mas é um lanche rápido e fácil de fazer que vale a pena e vai além do pão-de-queijo-congelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário