sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Bolo de Mirtilo do Jamie Oliver

 
Hoje vou postar mais uma receita que aprendi com o grande Jamie Oliver, que foi quem me iniciou nesta vida gastronômica, portanto é bem provavel que várias das receitas dele apareçam por aqui.

Essa é para aproveitar para fazer no fim de semana. É magro, é delicioso, é diferente! O único problema dessa receita é que vai muito mirtilo e frutas vermelhas que normalmente são muito caras aqui no Brasil, mas se dê de presente essa regalia pelo menos uma vez para experiemtnar esta deliciosa receita.

Depois disso você vai até esquecer que existe chocolate! (mentira, essa amnésia dura pouco, mas nada que tire o mérito do melhor bolo-que-não-é-de-chocolate-do-mundo!)



Ingredientes:
Manteiga e farinha para preparar a forma de bolo
4 ovos grandes em temperatura ambiente
270g de açucar (a receita do Jamie é açucar normal, mas eu uso o açucar demerara)
180g de manteiga sem sal derretida
110ml de óleo de oliva extravirgem
150ml de leite
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
400g de farinha integral
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1 boa pitada de sal
raspas da casca de 2 limões
raspas da casca de 2 laranjas
600g de mirtilos e frutas vermelhas variadas (franboesa e amora que eu usei do mirtilo)

Modo de preparo:
Com uma batedeira ou na mão mesmo (eu faço na mão mas devo dizer que só faço isso para tentar aproveitar e dar uma malhada enquanto cozinho, por que menina, sinceramente, dá um trabalho desgraçado, se quiser evitar a fagida, use a batedeira que é 50.000 vezes mais prático), bata os ovos e o açúcar por cerca de 3min ou até obter uma mistura amarelo clara espessa.

Depois acrescente a manteiga derretida (para derreter mais fácilmente a manteiga, pique-a em vários pedaços pequenos, assim ela derrete por inteiro e não só em alguns pontos), o óleo de oliva, o leite e o extrato de baunilha. Misture bem, adicione a farinha peneirada, o fermento em pó e o sal. Junte à mistura as raspas de limão e de laranja e mexa com uma colher de pau até incorporar tudo completamente. Reserve por 10min para a farinha absorver o líquido. Aproveite este tempo para preaqueçer o forno à 175º e unte com manteiga a forma do bolo.

  

 
Misture cerda de 1/4 dos mirtilos e das frutas vermelhas na massa do bolo e então despeje tudo na forma untada e alise a superficie com uma espátula. Coloque a forma no forno e asse por 15min. Remova a forma e espalhe o restante dos mirtilos e frutas vermelhas por cima. Coloque-os com cuidado dentro do bolo e leve-os de volta ao forno por mais 30 ou 40min, ou até que a superfície fique com um dourado intenso e ele esteja bem firme. Despois é só deixar esfriar e se deliciar com o melhor bolo-que-não-é-de-chocolate-do-mundo.



Par deixar o bolo mais gordo eu coloquei um pouco de sorvete em cima que fica SENSACIONAL!

Receita por Jamie Oliver.
A ITÁLIA DE JAMIE, São Paulo: Globo, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário