quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Salada Mediterranea no Pão Sírio


Hoje eu me empolguei e vai ter duas receitas em uma. A primeira é uma salada mediterrânea que eu aprendi com o meu grande mestre Jamie Oliver, super simples e DELICIOSA - tão deliciosa que você comer com gosto e não tristeza-de-estar-comendo-mato.

A segunda receita é uma evolução dessa salada maravilhosa, pois quando a fome é maior que os olhos, a gente precisa colocar um pão sírio no meio.

Vai vendo só como é fácil!



Ingredientes:
Algumas folhas de alface americana (certifique-se de o alface não ser maioria na salada)
1 Tomate médio
1 Punhado de tomates cereja
1/2 Pepino
1/3 de cebola
1/2 Pimenta vermelha (chili) sem semente e picada
1 Punhado de manjericão fresco (ou o seco mesmo se você não tiver o fresco)
2 Fatias não muito grossas de queijo minas (queijo branco)
Algumas azeitonas pretas (eu usei a normal na falta das pretas)
Pimenta do reino moida na hora
Sal marinho
Óleo de oliva extra-virgem
Vinagre balsâmico

Para a evolução da salada:
1 pão sírio

Modo de Preparo:
Primeiro temos que picar todos os ingredientes. O Jamie Oliver ensina a fazer essa salada em cima de uma tábua de madeira e conforme você vai picando os igredientes você vai juntando todos eles em um punhado na tabua até formar uma grande salada de igredientes, picando tudo junto e ao mesmo tempo mesmo, pra deixar bem picadinho e massarocado. Eu gosto de usar uma faca grande para fazer esse trabalho - que é uma delicia diga-se de passagem!




Assim que tiver picado a alface, os tomates, o pepino, a cebola, a pimenta, o manjerricão, o queijo minas e as azeitonas, misture tudo muito bem com a própria faca que você utilizou para picar tudo até formar um montinho de picadinho de salada. Nesse montinho, faça um buraco no centro(vai parecer um vulcãozinho gastronômico) - isso tudo em cima da tábua mesmo.

Agora acrescente o óleo de oliva extra virgem nesse buraco que você "cavou" e logo em seguida o vinagre balsâmico. Lembrando que a proporção deve ser sempre 2x a mais de óleo de oliva contra apenas 1x de vinagre balsâmico (o óleo tera sempre em dobro ok?). Acrescente a pimenta do reino e o sal marinho a gosto - cuidado se você estiver utilizando azeitonas pretas, elas são bem mais salgadas, por isso não abuse do sal.


Nesse estágio você já estaria com uma salada maravilhosa prontinha para comer! Daí você só precisaria passar toda a salada para um prato (não disperdice o caldinho que formou, ele é um tempero delicioso que não pode ser simplesmente jogado fora!).

Mas como eu estava com fome de leão hoje, resolvi inovar e coloquei essa salada em cima de um pão sírio e coloquei ele para esquentar no forninho por mais ou menos 15min. E depois o devorei como se fosse um taco vegetariano.

 

DELÍCIA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário